Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ex-engenheiro da AMD explica baixo desempenho do Bulldozer


Segundo o ex-engenheiro da AMD Cliff A. Maier, o que pode ter comprometido o bom desempenho dos Bulldozers, deixando os mais lentos que os rivais da intel, seria a de que a AMD optou por confiar a manufatura de aspectos extremamente sensíveis do processador à ferramentas automáticas, abandonando a fabricação manual destes componente. Segundo Cliff, o projeto gerado, é automaticamente 20% maior e 20% mais lento do que o feito de forma manual. A vantagem da prática automatizada é que a impressão no silício com estas ferramentas é muito mais rápida. Mas com isso não se pode ajustar para um desempenho do chip.

Projeto automatizado = 20% maior, 20% mais lento
Bulldozer


Problemas de projeto
Enquanto não se sabe se a AMD usou ferramentas de design de fluxo automático para tudo. há certos fatos que apontam para algumas peças de design ineficientes dentro do Bulldozer. Por exemplo, ele contem 2 bilhões de transistores embutidos – segundo números oficiais da empresa. Um Intel Sandy Bridge com gráficos integrados contem 995 milhões de transistores em área menor(216mm² de die contra 315mm² do Bulldozer), com consumo de energia reduzido. E, em geral, entregam um desempenho igual ou superior ao Bulldozer.

O Resultado? Obter lucro!
Como conseqüência do desenho ineficiente e performance relativamente baixa, a AMD tem que vender seus chips série FX de oito núcleos (315mm2), por até 245 dólares em 1000 unidades. Enquanto, a Intel vende seus chips série Core ix "Sandy Bridge" de quatro núcleos (216mm2), por até 317 dólares em 1000 unidades. Dado o fato de que ambos os chips são feitos usando tecnologia de processo 32nm [e, portanto, têm custo comparável per-transistor/per mm² de die], a Intel traz uma margem de lucro muito melhor do que o chip da AMD.

Fonte: xbitlabs

0 comentários:

Postar um comentário

_ NÃO faça comentários ofensivos;
_ Faça comentários apenas RELATIVOS ao assunto do artigo;
_ NÃO faça conversas nos comentários;
_ É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
_ Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;

_Obrigado e volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates