Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 3 de maio de 2011

Morte de Osama bin Laden vira isca para disseminar vírus de computador

A morte do líder terrorista Osama bin Laden, que ocorreu no domingo (01/05), já está sendo usada por criminosos virtuais para disseminar diversos vírus de computador. Entre as pragas disseminadas estão um antivírus fraudulento e um ladrão de senhas bancárias brasileiro.
O vírus brasileiro está sendo enviado por e-mail com o assunto “veja vídeo em que Osama bin Laden aparece segurando jornal com data de hoje e desmente sua possível morte relatada por Obama”. O conteúdo da mensagem é um único link que, superficialmente, aparece apontar para uma página do G1. No entanto, o link verdadeiro vai para outro site, em que o usuário será infectado por vírus capaz de monitorar o acesso a sites de bancos para roubar informações. A notícia é falsa.
A fabricante russa de antivírus Kaspersky Lab divulgou a existência de uma campanha criminosa envolvendo termos de pesquisa no Google pela morte de Osama. O objetivo é instalar um antivírus fraudulento no PC das vítimas. Esse tipo de praga se disfarça de antivírus e dificulta o uso do computador até que o usuário pague para “consertar” o problema que ele mesmo criou.
Pesquisas como “osama bin laden body” (corpo de Osama bin Laden) no Google Imagens levam para sites maliciosos, graças à atividades conhecidas como Search Engine Optimization (SEO, otimização para sites de buscas) realizadas pelos criminosos responsáveis pela fraude. É possível que ainda outras fraudes, com abordagens diferentes do mesmo tema, sejam criadas pelos criminosos para disseminar outras pragas virtuais. É recomendável duvidar de links, principalmente em e-mail e redes sociais, e tomar cuidado ao realizar pesquisas pela internet.

0 comentários:

Postar um comentário

_ NÃO faça comentários ofensivos;
_ Faça comentários apenas RELATIVOS ao assunto do artigo;
_ NÃO faça conversas nos comentários;
_ É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
_ Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;

_Obrigado e volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates