Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Serviço de streaming Google Music poderá ter integração com Android

Novas evidências reforçam que o serviço é real, desta vez na forma de opções em uma futura versão do player de música do Android.

Novos sinais de um serviço de streaming de música da Google estão circulando na web. Um site chamado TechFrom10.com – que está offline desde a manhã da terça-feira (5/4) – recebeu uma cópia do que seria uma versão em desenvolvimento de uma nova interface do Android Market para smartphones. 

Nesta atualização, o site encontrou um aplicativo reprodutor de músicas para o Android. Ele não está completo, é claro, mas o app roda relativamente bem no Android 2.3, versão mais recente do sistema móvel da Google. O que é realmente interessante é a presença de recursos de streaming de músicas dentro do aplicativo de música.

Nas configurações, há uma série de opções que parecem estar ligadas ao tão discutido Google Music. Uma delas permite selecionar uma conta Google para conectar o aplicativo; outro permite que você salve temporariamente arquivos de música para melhorar o desempenho.

Fora isso, o aplicativo é bem similar a outro player Android que vazou quase um mês atrás, mas o software parece ter evoluído desde então e está mais estável e acabado.

                                             

Google Music e Android: uma carta na manga
Para contextualizar, ficamos sabendo (oficialmente) sobre os planos da Google para um serviço de streaming de músicas no ano passado, quando a empresa ofereceu uma prévia do até então chamado Google Music durante uma conferência para desenvolvedores em 2010. Desde então, ouvimos rumores sobre um lançamento pendente – incluindo este que surgiu alguns dias atrás – mas nenhum sinal real de algo além de repercussões na blogosfera.

O surgimento repentino deste player para Android é definitivamente interessante. O Amazon lançou um serviço de streaming de música na última semana e, com isso, venceu a Google na corrida – potencialmente ganhando usuários de celulares Android que não deixarão o serviço. Agora vemos um lembrete de que a Google ainda tem uma carta na manga.

A situação fica ainda mais interessante quando consideramos como a equipe do TechFrom10 supostamente obteve o novo aplicativo de música do Android. Segundo o site, o software apareceu aleatoriamente no Galaxy S de um dos redatores por meio de uma atualização “over-the-air”. 

Será que estão dizendo a verdade? E, se estiverem, será que esse foi algum tipo de vazamento intencional? Provavelmente nunca teremos certeza, mas a possibilidade existe. (Também pode ter sido, é claro, um erro que, coincidentemente aconteceu neste exato momento, ou há mais na história para ser contado.)

Em termos de timing, há outra peça importante neste quebra-cabeças do Google Music. A mais recente rodada de rumores sugere que a Google está testando seu serviço de streaming de músicas internamente e deverá lançá-lo durante a conferência anual I/O para desenvolvedores durante o próximo mês – o mesmo evento no qual ficamos sabendo do Google Music.

Neste ano, o evento será realizado nos dias 10 e 11 de maio. Apenas o tempo dirá se todas essas pistas levarão a algo ou se tudo não passa de um grande rumor.

0 comentários:

Postar um comentário

_ NÃO faça comentários ofensivos;
_ Faça comentários apenas RELATIVOS ao assunto do artigo;
_ NÃO faça conversas nos comentários;
_ É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
_ Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;

_Obrigado e volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates