Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mozilla Firefox 4 4.0

O Mozilla Firefox 4 traz um visual mais limpo, maior velocidade durante a navegação e suporte aos padrões atuais da Web.

Dentre os principais navegadores, temos o Firefox, mundialmente conhecido por ter sido o primeiro a ameaçar o domínio do Internet Explorer através de uma série de inovações e um amplo suporte aos padrões de desenvolvimento Web. As novidades de cada versão sempre costumam aparecer nas versões de desenvolvimento Beta e RC, e agora finalmente chega em sua versão definitiva.

Mozilla Firefox 4 chegou com um visual mais limpo, maior velocidade de navegação e suporte nativo à sincronização das informações configuradas pelo usuário. Neste lançamento, surgiu também um prático recurso para organizar as abas em grupos, bastando ao utilizador simplesmente arrastá-las no próprio navegador em vez de abrir novas janelas.

Muito mais espaço e velocidade na hora de navegar
Conforto visual ao extremo
Os desenvolvedores do Firefox decidiram tornar a navegação mais confortável eliminando elementos visuais menos utilizados, algo que na prática proporciona mais espaço para exibir o conteúdo das páginas visitadas. As opções do menu tradicional agora encontram-se agrupadas de forma prática no botão Firefox, encontrado no canto superior esquerdo do navegador.

Acesse as configurações do navegador a partir do novo botão
Para tornar a navegação ainda melhor, foi adicionado um recurso que nos permite agrupar as abas e categorizá-las de acordo com o tipo de site visitado. A manipulação destes grupos é feita de forma prática, simplesmente arrastando pré-visualizações dos sites entre as categorias já criadas, sendo o acesso realizado a partir de uma única janela do Firefox.
Ainda mais veloz!

Logo na abertura do navegador, já percebemos os avanços obtidos em sua velocidade, reduzindo tanto o tempo de sua abertura quanto o necessário para navegar entre as páginas. Parte destes ganhos foram obtidos com a incorporação da aceleração de direta por hardware, que permite ao navegador utilizar recursos de exibição diretamente da placa de vídeo do PC.

Os benefícios do Firefox 4 podem ser aproveitados em conjunto com o suporte aos formatos mais atuais de desenvolvimento Web, como HTML5 e CSS3, alcançado ainda nas primeiras versões do Beta. Com esta compatibilidade, é possível usufruir de, por exemplo, sons e vídeos no navegador sem utilizar plug-ins externos como o Flash Player.

Cuidado com a instalação
Durante os testes, a instalação do Firefox 4 eliminou as versões anteriores do navegador já instaladas, apagando até mesmo os favoritos e outras configurações. Para evitar este problema é aconselhável realizar um backup das informações e selecionar uma pasta diferente durante a instalação, permitindo que a nova versão e a antiga co-existam.

Outro comportamento estranho observado é o fato de o navegador fechar automaticamente os sites já abertos quando ativamos o modo de navegação privativa, que evita a criação de históricos e outros rastros. Além de gerar desconforto, este problema pode causar a perda de informações ainda não salvas em sites e serviços logo na ativação do recurso.

Uma grande promessa
O visual mais limpo, os ganhos de velocidade e a sincronização de dados do usuário com o servidor da Mozilla fazem da versão final do Firefox 4 uma das mais aguardadas entre os principais navegadores. Nos resta agora torcer para que o desenvolvedor consiga fazer com que a nova versão seja instalada e utilizada sem prejudicar as anteriores, bem como as informações já armazenadas do usuário.

Sincronize facilmente suas informações entre vários computadores
Sincronize facilmente suas informações em vários computadores com o Firefox 4
Novo botão de menu no Windows XP
É possível aproveitar a nova organização de menus também no XP. Para isto, clique com o botão direito sobre o menu e desmarque a opção 'Barra de menus'; lembrando também que o inverso deste processo pode trazer o menu original de volta à versão 4 do navegador.

Roda em Windows XP, 2003, Vista, 2008, 7
Disponível nos idiomas: Português


0 comentários:

Postar um comentário

_ NÃO faça comentários ofensivos;
_ Faça comentários apenas RELATIVOS ao assunto do artigo;
_ NÃO faça conversas nos comentários;
_ É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
_ Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;

_Obrigado e volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates