Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 10 de março de 2011

Facebook Testa Sistema Antissuicídio

Em uma parceria com a samaritans.org , uma entidade de caridade 24 horas que oferece apoio emocional de forma confidencial para pessoas com problemas que podem levá-las ao suicídio, o Facebook está trabalhando em um sistema que permite que amigos façam alertas ao site sobre pessoas que podem estar pensando em acabar com a própria vida. A ideia é repassar os alertas para instituições que possam ajudar os usuários, diz o site ZDNet .

Qualquer pessoa que ache que um amigo seu esteja com graves problemas emocionais, com base nas suas atualizações de status e URLs postadas em seu perfil no Facebook, pode entrar em contato com a página de ajuda ( Facebook's Help Center ) para enviar dados como o nome completo do amigo para que os samaritanos sejam notificados.

"Estamos aproveitando a popularidade do Facebook e o poder da amizade para que as pessoas possam obter ajuda" disse Catherine Johnstone, diretora da Samaritanos.org em comunicado.

A entidade ainda reforçou que muitos avisos de suicídios pela internet não são levados a sério e muitas tragédias poderiam ser evitadas com um trabalho em conjunto.

"Queremos lembrar as pessoas de que, se um amigo diz que não vale a pena viver, ele deve sempre ser levado a sério. O Facebook faz parte da vida para muitos de nós e temos de nos certificar de que as pessoas têm apoio on-line quando precisam." finalizou Johnstone.

Segundo a Samaritans.org, várias pessoas já fizeram relatórios verdadeiros e não houve fraudes durante a fase de teste, que já dura três meses. ( Saiba como denunciar suicídios ao Facebook )

Desde que o Facebook se tornou popular em diversos países, pessoas com problemas psicológicos tem utilizado a rede para postar material suicida ou ainda pedir ajuda.

Se um usuário está em risco iminente, a empresa procura informar também as autoridades locais, como a polícia. Entretanto, o Facebook aponta que nem sempre é possível monitorar todos os usuários e conta com a participação de amigos para que situações como essas sejam comunicadas à central de ajuda.

A Samaritanos conta com mais de 18 mil voluntários. O grupo está executando uma campanha de conscientização no Facebook para dar conselhos sobre apoio aos amigos vulneráveis, incluindo uma forma de detectar sinais suicidas e como iniciar uma conversa com amigos depressivos.

A Samaritanos.org trabalha em todo o Reino Unido e Irlanda, onde o Facebook tem grande penetração entre os jovens. O grupo também desenvolve ações junto ao site Befrienders.org , que divulga telefones de instituições que oferecem apoio por telefone e em suas sedes em diversos países, inclusive no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

_ NÃO faça comentários ofensivos;
_ Faça comentários apenas RELATIVOS ao assunto do artigo;
_ NÃO faça conversas nos comentários;
_ É PROIBIDO usar links desnecessários, para isso comente usando OpenID;
_ Os comentários são VERIFICADOS, para garantir que não seja violada as regras acima;

_Obrigado e volte sempre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates